Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do histórico de impactos antrópicos na Bacia de Drenagem do Lago das Garças (PEFI-SP) durante o Século XX, com base nos estoques de nutrientes, metais pesados e compostos orgânicos em sedimentos recentes

Processo: 04/08071-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Calijuri
Beneficiário:Tatiane Araujo de Jesus
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eutrofização   Geocronologia   Metais pesados

Resumo

O presente estudo visa reconstruir o histórico dos impactos antrópicos na Bacia de Drenagem do Lago das Garças durante o século XX por meio da deposição de contaminantes no compartimento sedimento. A represa situa-se em uma unidade de conservação que abriga o terceiro maior remanescente de Mata Atlântica do município de São Paulo e que apresenta cenário único por estar circunscrita em uma das maiores metrópoles do globo. Serão amostrados 5 testemunhos por meio testemunhagem por vibrocoletor. Estes serão fatiados a cada 1 cm para quantificação dos nutrientes totais (carbono, fósforo e nitrogênio), da distribuição histórica da deposição de alguns metais (Co, Cu, Fe, Mn, Ni e Pb), para análise granulométrica e distribuição vertical de compostos orgânicos contaminantes: HPA (Hidrocarbonetos-Poli-Aromáticos) e HTP (Hidrocarbonetos Totais de Petróleo). Será adotado como traçador para tal caracterização a geocronologia através do isótopo radioativo 210Pb. Os dados serão analisados por meio de análises estatísticas multivariadas. O estudo insere-se em projeto maior sobre a caracterização, monitoramento e recuperação das represas do PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga). A proposta vem contribuir para o cenário nacional em termos de manejo de bacias hidrográficas urbanas, incluindo registros desde a época pré-industrial até os dias atuais em uma das maiores megalópoles do mundo. É uma contribuição inédita para a área de estudo e pouco explorada no panorama nacional e em regiões tropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICUDO‚ D.D.E.C.; FONSECA‚ B.M.; BINI‚ L.M.; CROSSETTI‚ L.O.; BICUDO‚ C.E.; ARAÚJO-JESUS‚ T. Undesirable side-effects of water hyacinth control in a shallow tropical reservoir. Freshwater Biology, v. 52, n. 6, p. 1120-1133, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.