Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do efeito da administração intermitente de hormônio paratireóideo na periodontite induzida em ratos

Processo: 03/12907-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Silvana Pereira Barros
Beneficiário:Marcelo Rocha Marques
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Citocinas   Metaloproteases

Resumo

A capacidade do hormônio paratireóideo (PTH) em promover anabolismo ósseo, quando administrado de maneira intermitente, está bem estabelecida na literatura, sendo inclusive utilizado para tratamento de osteoporose em humanos. Recentemente, um estudo realizado em nosso laboratório demonstrou, por análise morfométrica, a capacidade do hormônio PTH em inibir perda óssea alveolar, promovida por doença periodontal induzida em ratos. Além disso, nos mesmos animais observou-se uma menor concentração de células inflamatórias no tecido gengival. Em vista disso, este trabalho se propõe a investigar a expressão e localização de citocinas (IL-1 b, IL-6 e TNF-a) e endopeptidases da família das metaloproteases da matriz (MMP-2; MMP-9), possivelmente encontradas nas gengivas de ratos com indução de perda óssea alveolar e tratados com doses intermitentes de PTH, na tentativa de relacionar a presença e concentração destes fatores com uma possível modulação dos mesmos por PTH, já que estes fatores quando encontrados em gengiva inflamada, são os principais indutores de perda óssea alveolar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Marcelo Rocha. Avaliação do efeito do PTH nas citocinas IL-1beta, IL-6, TNF-alfa, nas metaloproteinases da matriz 2 e 9, e na atividade osteoclastica em ratos com periodontite induzida. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.