Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e comparacao fitoquimica de mikania capricorni e mikania glomerata, utilizando plantas nativas e submetidas a diferentes tratamentos de solo.

Processo: 04/05908-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Dioneia Camilo Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Carlos Alexandre Carollo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Asteraceae

Resumo

Mikania é o maior gênero da tribo Eupatoriae, com cerca de 430 espécies, sendo amplamente distribuído no Brasil, com aproximadamente 200 espécies descritas. Mikania capricorni é uma espécie nativa em Mato Grosso do Sul, sendo usada pela população local como sucedânea de Mikania glomerata, a qual é conhecida popularmente como "guaco" e utilizada para o tratamento de febre, reumatismo e doenças do trato respiratório. Neste trabalho pretende-se realizar o estudo fitoquímico de Mikania capricorni nativa e comparar os dados obtidos com aqueles existentes na literatura para Mikania glomerata. Além disso, pretende-se analisar fitoquimicamente exemplares das duas espécies, cultivados em solos com três tratamentos diferentes (com adubação orgânica, com adubação química e sem adubação), com objetivo de verificar a influência dos nutrientes do solo sobre a produção de metabólitos secundários pelas mesmas. Essas análises permitirão, além da avaliação do comportamento das mikanias em diferentes condições e do estabelecimento do perfil químico de Mikania capricorni, constatar se estas plantas realmente podem ser usadas como sucedâneas e estabelecer padrões de solo para o cultivo de Mikania glomerata. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAROLLO, Carlos Alexandre. Análise fitoquímica e avalição dos efeitos dos tipos de adubação, da radiação solar e do estresse hídrico, no acúmulo de metabólitos secundários em espécies do gênero \'Mikania\'. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.