Bolsa 04/11486-2 - Sustentabilidade, Conservação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A sociedade guaja e os primatas: uma analise da sustentabilidade de caca em um dos ultimos povos forrageadores dos neotropicos.

Processo: 04/11486-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Helbert Medeiros Prado
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01321-6 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica (III), AP.TEM
Assunto(s):Sustentabilidade   Conservação   Etnoecologia   Primatas   Ecologia humana   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Conservacao | Ecologia Humana | Etnoecologia | Primatas | Sustentabilidade

Resumo

A caça de animais selvagens é uma das principais atividades realizadas por comunidades rurais dos Neotrópicos, e o uso sustentável dos recursos naturais está no centro das principais discussões sobre a conservação da biodiversidade animal nessas áreas. Sob essa perspectiva, este estudo analisará a pressão da caça entre um dos últimos povos forrageadores dos Neotrópicos, os índios Guajá, da Reserva Indígena Caru (localizada na Amazônia Ocidental), com ênfase em primatas. Para tanto, será tomada como referência uma coleção óssea da fauna caçada pelos Guajá da R.I.Caru entre os anos de 1987 e 1990. Numa primeira etapa de estudo, serão determinadas as classes de idade dos primatas da coleção, sob a premissa de que uma maior proporção de indivíduos jovens capturados sugere uma pressão de caça excessiva. Num segundo momento, a coleção será analisada de modo que a biomassa de primatas contida nela possa ser estimada e os valores aplicados ao "Modelo Ecológico de Produção". Com esses dois parâmetros de sustentabilidade, a pressão da caça conduzida pelos Guajá será caracterizada. Em decorrência, informações técnicas necessárias à definição de estratégias sustentáveis poderão ser disponibilizadas. Por fim, os resultados aqui apresentados servirão como referência para estudos sobre as estratégias de subsistência de populações pré-históricas realizados no âmbito do projeto temático Origens e micro-evolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica, III (FAPESP Proc. 04/01321-6). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Helbert Medeiros. O impacto da caça versus a conservação de primatas numa comunidade indígena Guajá. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.