Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influencia da agitacao e da estrategia de alimentacao sobre o desempenho de um asbr em escala piloto aplicado ao tratamento de esgoto sanitario.

Processo: 04/11241-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:José Alberto Domingues Rodrigues
Beneficiário:Luciano Farias de Novaes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Reatores anaeróbios   Esgotos sanitários

Resumo

O reator contendo biomassa imobilizada em partículas de espuma de poliuretano vem apresentando resultados promissores obtidos em escala de bancada, mas ainda com alguns problemas a serem investigados por se tratar de tecnologia recente. Dentre os temas importantes a serem investigados está à avaliação de ampliação de escala, enfocando o comportamento da estabilidade e da eficiência de um reator anaeróbio com agitação mecânica e operado em batelada seqüencial, aplicado ao tratamento de esgoto sanitário, comparando-se os sistemas contendo biomassa granulada e imobilizada em suporte inerte de espuma de poliuretano. Nesse sentido, este projeto será dividido em dois subprojetos, no intuito de se avaliar a influência da intensidade de agitação e do tipo de impelidor (subprojeto 1) e da estratégia de alimentação a partir da relação entre os tempos de enchimento e de ciclo (subprojeto 2), sobre a estabilidade e a eficiência do reator. Além disso, serão avaliadas também as características microbiológicas do lodo desenvolvido no reator. Com os resultados obtidos será possível analisar o comportamento do sistema com base em critérios cinéticos e considerando o metabolismo anaeróbio. Desta forma, estando o sistema em estudo em escala piloto, será possível avaliar o comportamento quanto à ampliação de escala, comparando-se com os resultados já obtidos pelos grupos de pesquisa em trabalhos com reatores em escala de laboratório. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOVAES, Luciano Farias de. Estudo da influência da agitação e da estratégia de alimentação sobre o desempenho de um ASBR em escala piloto aplicado ao tratamento de esgoto sanitário. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.