Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de células tronco germinativas caninas para o tratamento da Distrofia Muscular do Golden retriever (GRMD)

Processo: 04/07284-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Daniele dos Santos Martins
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular   Cultura de células

Resumo

Os cães da raça Golden Retriever apresentam uma doença geneticamente degenerativa, homologa a distrofia muscular de Duchenne (DMD) no homem; ambas doenças afetam o gene que produz a distrofina; uma proteína citoesquelética do músculo cardíaco, liso e músculo esquelético. Várias tentativas terapêuticas já foram propostas ou testadas no intuito de conseguir a terapia ideal para esses casos, incluindo a administração de diferentes drogas e transplante de mioblastos sem sucesso. Porém, uma possível forma de fornecer uma cópia normal do gene para os grupos musculares afetados de um indivíduo consiste no transplante de células tronco, que podem ser obtidas através das células embrionárias, células germinativas, células do sangue de cordão umbilical, células de medula óssea e células de sangue periférico. Estudos com modelos animais tem mostrado que transplante de células tronco fetais ou células tronco pluripotente podem ter sucesso no tratamento de muitas doenças crônicas; avaliando que no Brasil existem cerca de 80.000 crianças portadoras de distrofias musculares nossa pesquisa pretende contribuir com o tratamento desta enfermidade através da utilização da terapia celular pela obtenção de células tronco germinativas, uma vez que estas células são originadas do mesoderma embrionário e pré-dispostas a diferenciação em células musculares. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Daniele dos Santos. Caracterização de células tronco germinativas caninas para o tratamento da distrofia muscular do Golden Retriever (GRMD). 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.