Busca avançada
Ano de início
Entree

O regime de metas inflacionarias e sua adequacao ao caso brasileiro: os custos de manutencao do regime.

Processo: 04/12575-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Monetária e Fiscal
Pesquisador responsável:Rudinei Toneto Junior
Beneficiário:Roberta Loboda Biondi Nastari
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Taxa de juros   Taxa de câmbio   Desemprego   Política monetária

Resumo

O trabalho pretende analisar o desempenho do regime de metas de inflação no Brasil e os eventuais custos que sua adoção gerou em termos de crescimento do produto. A relevância desse tema se justifica pelo contexto atual da economia brasileira, que tem como âncora nominal o regime de metas de inflação implementado em 1999. Este regime, de grande apelo entre as economias industrializadas e em desenvolvimento, vem sendo mantido pelas autoridades monetárias brasileiras com o objetivo principal de estabilidade de preços, relegando outros indicadores reais da economia a um papel secundário. De fato, tal política vem obtendo sucesso quanto à manutenção de baixas taxas de inflação, entretanto o desempenho da atividade econômica brasileira não vem sendo satisfatório desde a implementação do regime de metas. Dessa forma, vários estudos e críticas se formaram em relação à rigidez com que o regime vem sendo mantido no Brasil e inadequação frente às características da economia brasileira: volatilidade cambial, perfil da divida pública, entre outros. O objetivo dessa pesquisa está em descrever e quantificar quais os "custos de manutenção" do regime de metas no Brasil em relação ao desempenho de indicadores da atividade econômica. Para atingir tal objetivo, será necessário construir um modelo e estimá-lo a partir das características da economia brasileira tais como: tamanho do mercado cambial, choques de oferta existentes, volatilidade cambial e outras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASTARI, Roberta Loboda Biondi. O regime de metas inflacionárias e sua adequação ao caso brasileiro: os custos de manutenção do regime. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.