Busca avançada
Ano de início
Entree

Telicidade e detelicizacao.

Processo: 04/12571-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Rodolfo Ilari
Beneficiário:Renato Miguel Basso
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gramática   Verbo

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é caracterizar o fenômeno de detelicização, no que concerne aos fatores mobilizados para sua ocorrência. Para tanto, é imprescindível dispor de uma noção de telicidade que seja operacional e que dê conta de todas as sentenças que podemos classificar como télicas. Além disso, argumentamos que essa noção deve funcionar no interior de uma teoria que enquadre no domínio acional, separando-a de noções aspectuais e da referência temporal. O modelo proposto por P. M. Bertinetto é um modelo que supre tais exigências e é através de suas diretrizes que pretendemos, i)caracterizar a telicidade, ii) a detelicização, iii) o papel de adjuntos como "por X tempo" e iv) os testes e critérios necessários e suficientes para decidir sobre o valor de telicidade de um dado predicado. Uma teoria sobre detelicização erigida nesses moldes dispensa o recurso a hipóteses explicativas como a "coerção", o que é uma vantagem, visto que, por ora, não dispomos de resultados advindos de testes e experimentos psicolingüísticos que a confirmariam empiricamente: sem tais testes, a coerção aparece como uma manobra ad hoc. Um segundo objetivo deste projeto é a elaboração e aplicação de teste psicolingüísticos, com o intuito de determinar se há e quais são os efeitos de tempo de leitura, por exemplo, para sentenças que contém eventos télicos que são apresentados como detelicizados vs. sentenças com eventos télicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSO, Renato Miguel. Telicidade e detelicização: semântica e pragmática do domínio tempo-aspectual. 2007. 288 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.