Bolsa 04/09648-4 - Glutamatos, Óxido nítrico - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento do glutamato e do oxido nitrico em respostas defensivas mediadas pela substancia cinzenta periaquedutal e pelo nucleo pre-mamilar dorsal.

Processo: 04/09648-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Daniele Cristina de Aguiar
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13197-2 - Participação do glutamato e óxido nítrico na fisiopatogenia de distúrbios neuropsiquiátricos, AP.TEM
Assunto(s):Glutamatos   Óxido nítrico   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Glutamato | Nucleo Pre-Mamilar Dorsal | Oxido Nitrico | Reacoes De Defesa

Resumo

O óxido nítrico (NO), sintetizado pela sintase do óxido nítrico neuronial (NOSn), possui um papel modulador em reações defensivas, possivelmente facilitando a ansiedade. A NOSn está localizada em várias estruturas envolvidas com reações defensivas, como por exemplo, a substância cinzenta periaquedutal dorsolateral (SCPdl) e o núcleo hipotalâmico pré- mamilar dorsal (PMd). Antagonistas de NMDA e inibidores da NOS injetados intra-SCPdl produzem efeitos ansiolíticos. A exposição a estímulos ameaçadores induz a ativação de células produtoras de NO nesta mesma região. A SCPdl recebe uma densa projeção do PMd, também envolvido com reações de defesa. Lesões bilaterais desse núcleo abolem a expressão de respostas defensivas durante a exposição ao predador, porém não promovem efeito no teste do LCE. Pouco se sabe a respeito dos neurotransmissores envolvidos na mediação desses comportamentos pelo PMd, o qual também expressa receptores inotrópicos de glutamato. Dessa forma, o objetivo geral do presente trabalho é o de investigar a participação do NO e do glutamato na SCPdl e no PMd nas respostas defensivas. Para tanto, será testada a hipótese de que a administração de AP-7 (antagonista de receptores NMDA) ou 7-NI (inibidor da NOSn), intra-SCPdl ou intra-PMd, promoverá efeito antiaversivo e reduzirá a ativação de neurônios NADPH-d positivos induzida por estímulos ameaçadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUIAR, DANIELE CRISTINA; GUIMARAES, FRANCISCO SILVEIRA. Blockade of NMDA or NO in the dorsal premammillary nucleus attenuates defensive behaviors. Physiology & Behavior, v. 103, n. 3-4, p. 279-283, . (04/09648-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUIAR, Daniele Cristina de. Envolvimento das neurotransmissões glutamatérgica e nitrérgica da substância cinzenta periaquedutal dorsolateral e do núcleo pré-mamilar dorsal na elaboração de respostas defensivas. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.