Busca avançada
Ano de início
Entree

Equilíbrio de fases líquido-líquido dos sistemas reacionais de etanólise e glicerólise

Processo: 04/09591-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio José de Almeida Meirelles
Beneficiário:Marcelo Lanza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Óleos vegetais   Extração líquido-líquido   Equilíbrio líquido-líquido

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar o comportamento de fases líquido-líquido para os sistemas reacionais de etanólise, para produção de etil-ésteres, e glicerólise, para produção de monoglicerídeos, compostos pelos sistemas temários constituídos por óleo vegetal + etanol + solvente orgânico e óleo vegetal + glicerol + solvente orgânico, respectivamente, e a correlação destes dados empregando um modelo termodinâmico adequado. Em uma 1ª etapa serão selecionados óleos vegetais e solventes orgânicos de interesse nestas reações através de determinação de curvas de solubilidade (curva binodal) para os sistemas ternários. O objetivo desta 1ª etapa é testar o máximo de óleos vegetais e solventes orgânicos de interesse e aplicabilidade nestas reações, para selecionar sistemas ternários envolvendo óleo vegetal + etanol ou glicerol + solvente orgânico de acordo com os resultados das curvas binodais que apresentarem um comportamento e solubilidades adequadas. Na 2ª etapa, os sistemas selecionados na 1ª etapa serão investigados mais profundamente com a determinação de dados experimentais de equilíbrio líquido-líquido. Pretende-se obter, além da curva binodal, as linhas de amarração e o "plait point" para estes sistemas. Neste caso são necessárias técnicas mais apuradas para a determinação qualitativa e quantitativa das composições dos componentes em cada fase e são fundamentais para realizar a modelagem termodinâmica destes dados, que será realizada após a finalização desta 2ª etapa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANZA, MARCELO; SANAIOTTI, GUILHERME; BATISTA, EDUARDO A. C.; POPPI, RONEI J.; MEIRELLES, ANTONIO J. A. Liquid-Liquid Equilibrium Data for Systems Containing Vegetable Oils, Anhydrous Ethanol, and Hexane at (313.15, 318.15, and 328.15) K. JOURNAL OF CHEMICAL AND ENGINEERING DATA, v. 54, n. 6, p. 1850-1859, JUN 2009. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANZA, Marcelo. Equilibrio liquido-liquido de sistemas reacionais de etanolise e glicerolise. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.