Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratigrafia das formações Serra Alta, Teresina e Rio do Rasto (Permiano, Bacia do Paraná) na porção nordeste do Paraná e centro-sul de São Paulo

Processo: 04/11215-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 02 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Rosemarie Rohn Davies
Beneficiário:Thiago Meglhioratti
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Permiano   Estratigrafia   Paleontologia   Bacia do Paraná

Resumo

O projeto tem como objetivo o estudo estratigráfico detalhado das formações Serra Alta, Teresina e Rio do Rasto do Grupo Passa Dois na região nordeste do Estado do Paraná e centro-sul do Estado de São Paulo. Serão descritos furos de sondagem testemunhados e afloramentos, e realizadas correlações com furos e seções colunares de afloramentos de Congonhinhas-Sapopema (PR) anteriormente estudados pelo candidato à bolsa. O conjunto de dados será analisado sob a ótica da estratigrafia de seqüências, visando aprimorar as interpretações dos paleoambientes e da história deposicional do Grupo Passa Dois na região. Ainda existem poucos modelos de estratigrafia de seqüências que se ajustem a este intervalo, cuja sedimentação ocorreu em condições tectônicas muito calmas em bacia intracratônica praticamente plana, originando sucessões siliciclásticas-carbonáticas mistas. O estudo deve oferecer oportunidade para avaliar a verdadeira extensão lateral dos depósitos é o seu comportamento rumo à paleoborda da bacia, discutindo-se, entre outros aspectos, as subdivisões do Grupo Passa Dois no Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOLZ, MICHAEL; FRANCA, ALMERIO B.; SOUZA, PAULO A.; IANNUZZI, ROBERTO; ROHN, ROSEMARIE. A stratigraphic chart of the Late Carboniferous/Permian succession of the eastern border of the Parana Basin, Brazil, South America. Journal of South American Earth Sciences, v. 29, n. 2, p. 381-399, MAR 2010. Citações Web of Science: 137.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEGLHIORATTI, Thiago. Estratigrafia de seqüências das formações Serra Alta, Teresina e Rio do Rasto (permiano, Bacia do Paraná) na porção nordeste do Paraná e centro-sul de São Paulo. 2006. 133 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.