Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo de ação dos Evasins (Endogenous Vasopeptidase Inhibitors) sobre os receptores de acetilcolina

Processo: 04/11359-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Martins de Camargo
Beneficiário:Claudiana Lameu
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14307-9 - Center for Applied Toxinology, AP.CEPID

Resumo

Os BPPs presentes no veneno da Bothrops jararaca foram os primeiros inibidores naturais da enzima conversora de angiotensina descritos, e serviram como modelo estrutural para o desenvolvimento do fármaco mais utilizado para o tratamento da hipertensão arterial, o CAPTOPRIL. No entanto, os efeitos anti-hipertensivos promovidos pelos BPPs não podem ser explicados somente pela inibição da ECA. Visando identificar outros possíveis alvos endógenos desses peptídeos, propomos estudar o efeito dos BPPs sobre os receptores de acetilcolina através da técnica de "patch-clamp". Os receptores nicotínicos de acetilcolina foram encontrados associados a vasos cerebrais de mamíferos, indicando uma possível função na regulação da pressão sanguínea e derrame. Nesse trabalho propomos estudar o efeito dos BPPs sobre os receptores e canais iônicos presentes no sistema nervoso central, como por exemplo, o receptor de acetilcolina neuronal do tipo a7, que é amplamente expresso em regiões do cérebro. Além disso, os receptores nicotínicos do tipo muscular foram testados e foi observado que os BPPs modulam positivamente o funcionamento desses receptores, através da proteção do receptor de inibidores alostéricos, como o MK-801. Assim, os BPPs podem prevenir a cocaína de se ligar ao receptor de acetilcolina podendo dessa forma serem utilizados para o tratamento dos efeitos cardiovasculares e cerebrais determinados pela cocaína. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERREIRO, JULIANO R.; LAMEU, CLAUDIANA; OLIVEIRA, EDUARDO F.; KLITZKE, CLECIO F.; MELO, ROBSON L.; LINARES, EDLAINE; AUGUSTO, OHARA; FOX, JAY W.; LEBRUN, IVO; SERRANO, SOLANGE M. T.; CAMARGO, ANTONIO C. M. Argininosuccinate Synthetase Is a Functional Target for a Snake Venom Anti-hypertensive Peptide ROLE IN ARGININE AND NITRIC OXIDE PRODUCTION. Journal of Biological Chemistry, v. 284, n. 30, p. 20022-20033, JUL 24 2009. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.