Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da transicao micelio-levedura em paracoccidioides brasiliensis e sua relacao com a expressao do gene do choque termico 70 (hsp70).

Processo: 04/12949-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Raquel Cordeiro Theodoro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)   Virulência

Resumo

Pretende-se caracterizar os padrões de transição micélio-levedura, em diferentes isolados do fungo termodimórfico Paracocddioides brasiliensis, e sua possível associação com proteínas de choque térmico (HSP70). Resultados preliminares apontam para a ocorrência de significativa variação fenotípica em relação à transição levedura-micélio em função da diminuição da temperatura. As HSP são chaperonas que desempenham importantes funções celulares durante estresses térmicos e químicos, além de apresentarem importante papel imunológico, sendo importantes alvos para produção de vacinas gênicas como para o Mycobacterium tuberculosis e mesmo para o fungo Histoplasma capsulatum, filogeneticamente próximo ao P. brasiliensis. A expressão do gene HSP70 será avaliada por RT-PCR semi-quantitativo dos isolados a 36ºC (fase leveduriforme) e pelo processamento diferencial do RNA mensageiro por RT-PCR, em diferentes períodos da transição M-L Por ser um gene de importante expressão na condição de parasitismo, este estudo poderá elucidar as possíveis relações entre a expressão das HSPs, em especial a HSP70, com diferentes perfis de virulência dos isolados quando inoculados em hamsters (dado já obtido em nosso laboratório), e com a maior ou menor tolerância a temperaturas elevadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THEODORO‚ R.C.; DE MORAES GIMENES BOSCO‚ S.; ARAÚJO‚ J.P.; CANDEIAS‚ J.M.G.; DA GRAÇA MACORIS‚ S.A.; TRINCA‚ L.A.; BAGAGLI‚ E. Dimorphism‚ thermal tolerance‚ virulence and heat shock protein 70 transcription in different isolates of Paracoccidioides brasiliensis. Mycopathologia, v. 165, n. 6, p. 355-365, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THEODORO, Raquel Cordeiro. Caracterização da transição micélio-levedura em Paracoccidioides brasiliensis e sua relação com a expressão do gene do choque térmico 70(HSP70). 2007. 95 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.