Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre o diabete materno e o desenvolvimento sexual da prole masculina de ratos

Processo: 04/12948-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Elaine Manoela Porto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Diabetes mellitus   Testosterona   Desenvolvimento sexual

Resumo

Diabetes mellitus e uma síndrome clínica heterogênea caracterizada por alterações endócrinas e metabólicas, prejudicando a homeostasia do organismo. A hiperglicemia crônica no meio intra-uterino leva ao esgotamento das células beta a menor produção de insulina e ao retardo no desenvolvimento do concepto, além de alterações no fluxo uterino-placentário e nas trocas materno-fetais. Complicações reprodutivas decorrentes do diabete tem sido largamente investigada em mulheres jovens, entretanto, poucos estudos mostram a influencia desta patologia ao longo do desenvolvimento reprodutivo masculino, quando expostos ao meio intra-uterino diabético. Disfunção sexual e reprodutiva, incluindo impotência, redução da libido e prejuízo da espermatogênese são freqüentemente associados com o diabete no homem e em animais experimentais. Diante da relevância clínica do assunto, e da falta de informações na literatura especializada, o objetivo do projeto e avaliar os possíveis efeitos tardios sobre o sistema reprodutor masculino na pré-puberdade, puberdade e maturidade sexual, em ratos nascidos de mães em que se induziu diabete quimicamente antes do acasalamento. Serão avaliados parâmetros reprodutivos e espermáticos, níveis hormonais e a atividade do sistema antioxidante materna e dos filhotes machos aos 40, 60 e 90 dias de idade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPADOTTO, RAQUEL; DAMASCENO, DEBORA CRISTINA; GODINHO, ANTONIO FRANCISCO; PORTO AMORIM, ELAINE MANOELA; PEROBELLI, JULIANA ELAINE; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. Reproductive physiology, and physical and sexual development of female offspring born to diabetic dams. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 56, n. 2, p. 96-103, MAR 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.