Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do recebimento do lodo de estação de tratamento de água em sistema de tratamento de esgotos pelo processo de lodos ativados com aeração prolongada

Processo: 04/12553-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Roque Passos Piveli
Beneficiário:Lucia Naomi Asada
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lodo ativado   Lodo

Resumo

Umas das principais problemáticas dos processos de tratamento de água de abastecimento e de tratamento de águas residuárias, principalmente, aeróbios, é a geração de grande quantidade de lodo. À medida que o tempo passa e a população cresce, aumenta a demanda das estações e, conseqüentemente, a geração do lodo. Soluções econômicas e ambientais adequadas serão necessárias quanto ao destino desses resíduos sólidos. O efeito da disposição de lodo de ETA em sistemas biológicos de tratamento de esgotos ainda não é totalmente conhecido. É certo que ocorrerá significativo aumento na produção de lodo, porém há a necessidade de saber se a alteração em suas características em função do recebimento do lodo de ETA não provocará impactos significativos sobre o processo biológico ou sobre o sistema de desidratação de lodo. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo estudar, em escala piloto, as influências da descarga de lodo do tratamento de água no processo biológico de esgotos sanitários por lodos ativados com aeração prolongada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASADA, Lucia Naomi. Avaliação dos efeitos do recebimento do lodo de estação de tratamento de água em sistema de tratamento de esgoto pelo processo de lodo ativado com aeração prolongada.. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.