Busca avançada
Ano de início
Entree

Boro no solo e resposta da soja ao nutriente em um latossolo do Mato Grosso

Processo: 03/05287-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Thais Biscaro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Boro   Solos   Adsorção (química)   Análise do solo

Resumo

Em algumas condições não se tem obtido correlação entre os teores de B do solo, extraído com água quente, e a produtividade da soja no estado do Mato Grosso. Objetiva-se com este trabalho submeter amostras de solo de uma determinada área de estudo, na qual foi cultivada soja por três anos consecutivos e posteriormente cultivado algodão, a diferentes métodos de extração, a fim de se estabelecer correlações entre a produtividade, a dose de nutriente aplicada e o teor de Boro no solo disponível às plantas. Amostras tomadas por ocasião da condução do experimento no campo serão analisadas quanto à concentração de B pelos seguintes métodos: água quente modificado com solução de BaCI2 1,25 g L-1, CaCI2 a quente, CaCI2 a frio e água quente tradicional. Além disso será feito um estudo de adsorção de B nas amostras, procurando verificar o efeito das adubações na dinâmica do nutriente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BISCARO, Thais. Avaliação da disponibilidade de boro em um latossolo de Mato GrossoMT. 2005. 60 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.