Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade do argumento de peierls e persistencia do comportamento difusivo em meios desordenados fortemente correlacionados.

Processo: 04/11167-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Domingos Humberto Urbano Marchetti
Beneficiário:Silas Luiz de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01366-7 - Física matemática, AP.TEM
Assunto(s):Movimento browniano   Passeios aleatórios

Resumo

O argumento de Peierls estabelece um critério de existência para transições de primeira ordem em sistemas com simetria discreta. Imry e Ma utilizaram o argumento para concluir que a dimensão crítica inferior do modelo de Ising com campo aleatório (MICA) é 2. Propomos neste projeto a utilização de estimativas de Peierls para investigar a persistência de ordem no modelo de Ising bidimensional na presença de um campo magnético h de intensidade fraca cuja configuração consiste na repetição de um padrão, tipicamente aleatório, em todas escalas. De acordo com um Teorema de Aizenman e Wehr, o MICA em dimensão d=2 não apresenta transição de primeira ordem. Este teorema não se aplica ao problema em questão, pois o campo h não é estacionário com respeito a translações e, além disso, é fortemente correlacionado. Há dois motivos para a escolha de d=2. Pontin, Baêta e Perez demonstraram a existência de transição de primeira ordem no MICA em d=2, excluindo contornos internos em sua representação de Peierls. Outra razão: o Teorema de Aizenman-Wehr não exclui a existência de alguma transição de fase. Propomos ainda investigar um outro problema não resolvido em d=2 sobre a persistência do comportamento difusivo de caminhadas aleatórias em um meio assimétrico, com padrão aleatório se repetindo em todas as escalas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Silas Luiz de. Persistência de ordem em modelos ferromagnéticos na presença de campos auto-similares quase aleatórios\". 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.