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Torneios melodicos: musicalidade e musicologia em mario de andrade.

Processo: 03/10430-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:José Miguel Soares Wisnik
Beneficiário:Mauricio de Carvalho Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Mário de Andrade   Etnomusicologia   Musicologia   Modernismo

Resumo

Em 1926, Mário de Andrade formula a hipótese dos torneios melódicos brasileiros, dando inicio a um longo trabalho dedicado a entender as particularidades da música nacional. O autor buscava criar subsídios para um aproveitamento artístico destes estudos na música e na literatura modernistas. O presente projeto busca analisar os propósitos (e as vicissitudes) que levaram o autor a eleger o aspecto melódico como principal categoria de análise para a música brasileira, tendo em vista os debates musical, literário, estético e etnológico do período, e suas conseqüências para as obras ficcional e programática de Mário de Andrade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Mauricio de Carvalho. Torneios melódicos: poesia cantada em Mário de Andrade. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

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