Busca avançada
Ano de início
Entree

Características fenotípicas do TOC com idade de início precoce dos sintomas

Processo: 04/11462-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Eurípedes Constantino Miguel Filho
Beneficiário:Maria Alice Simões de Mathis
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12205-7 - Patogênese e tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, AP.TEM
Assunto(s):Análise fatorial   Tiques

Resumo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um transtorno heterogêneo, e sua manifestação clínica pode variar ao longo da vida do portador e apresentar-se diferentemente entre os pacientes. Devido a essa variabilidade, descrições de fenótipos mais homogêneos se faz necessária para delimitar subgrupos de pacientes mais específicos do ponto de vista clínico. Esta busca permitiria melhor compreensão dos mecanismos etiológicos do TOC bem como os genes de maior vulnerabilidade. Existem dois subgrupos bem delimitados quanto às características clínicas: TOC de início precoce dos sintomas e TOC acompanhado de tiques. Para esta busca, abordagens categorial e dimensional têm-se mostrado úteis na tentativa de delimitar subgrupos mais específicos. Este trabalho tem como objetivo estudar as características clínicas dê uma amostra de pacientes com início precoce dos sintomas, compará-las com o grupo de início tardio e, dentro da amostra de início precoce, comparar os grupos com e sem tiques. Também será feita uma análise fatorial dos sintomas obsessivo-compulsivos do grupo de início precoce e, neste grupo, outra análise fatorial comparando os grupos com e sem tiques. Será utilizado o banco de dados do PROTOC (N=161; N início precoce=84), pretendendo-se chegar a uma amostra maior (N=200). Até o momento, não existe na literatura um estudo com o grupo de início precoce dos sintomas com ênfase na distinção entre presença ou ausência de tiques. Também não há estudos de análise fatorial nos grupos de interesse neste trabalho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MATHIS, MARIA ALICE; DINIZ, JULIANA B.; SHAVITT, ROSELI G.; TORRES, ALBINA R.; FERRAO, YGOR A.; FOSSALUZA, VICTOR; PEREIRA, CARLOS; MIGUEL, EURIPEDES C.; DO ROSARIO, MARIA CONCEICAO. Early Onset Obsessive-Compulsive Disorder With and Without Tics. CNS SPECTRUMS, v. 14, n. 7, p. 362-370, JUL 2009. Citações Web of Science: 28.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATHIS, Maria Alice Simões de. Características fenotípicas do transtorno obsessivo-compulsivo com idade de início precoce dos sintomas. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.