Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação de aves de sub-bosque em paisagens fragmentadas: importância da cobertura e da configuração do habitat

Processo: 04/11279-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Alexandre Camargo Martensen
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Mata Atlântica   Fragmentos florestais   Áreas de conservação   Habitat   Aves

Resumo

A perda e a fragmentação do habitat são atualmente as maiores ameaças à biodiversidade. Na região tropical, ainda não existe nenhum trabalho onde estes efeitos independentes tenham sido analisados detalhadamente. Os objetivos deste projeto são: i- avaliar a importância relativa da perda e da configuração do habitat na ocorrência de espécies de aves de sub-bosque em paisagens fragmentadas; ii- analisar a influência do tamanho e da conectividade de fragmentos florestais na ocorrência destas aves e iii- investigar se há diferenças nas relações acima analisadas quando comparadas paisagens acima e abaixo do limiar de fragmentação proposto na literatura (30% de mata). Amostraremos 2 paisagens no Planalto de Guapiara: uma florestal (controle) e outra fragmentada (ca. 13% de mata). Nesta já foram previamente selecionados 17 fragmentos florestais de tamanho, quantidade de mata no entorno e graus de conectividade variados, e na paisagem contínua foram selecionados 4 pontos de amostragem. As aves serão capturadas com redes de neblina (600 hrs/rede por local), anilhadas e soltas. Utilizaremos regressões e um método de comparação de modelos chamado "Akaike's Information Criterion" (AIC), onde os modelos são hierarquizados de acordo com o seu potencial de explicação dos dados. Para alcançar o terceiro objetivo utilizaremos também resultados prévios obtidos no Planalto de Ibiúna (31% de mata). Visamos assim obter resultados que nos possibilitem embasar políticas de conservação e de seleção de áreas para restauração. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Conservação de aves de sub-bosque em paisagens fragmentadas: importância da cobertura e da configuração do habitat. 2008. 159 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.