Busca avançada
Ano de início
Entree

Buracos mudos

Processo: 04/10705-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:George Emanuel Avraam Matsas
Beneficiário:Bruno Bernardes
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09617-3 - Teoria quântica de campos em espaços-tempos curvos, AP.TEM
Assunto(s):Relatividade geral   Buracos negros   Buracos negros sônicos   Radiação Hawking   Curvatura do espaço-tempo

Resumo

Um dos grandes desafios da física teórica é a construção de uma teoria consistente de Gravitação Quântica. Apesar de haver algumas teorias tentativas, estamos longe de nosso objetivo final. Na falta de um teoria plena de Gravitação Quântica, tem-se lançado mão com sucesso de um tratamento semi-clássico denominado 'Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos". Dentre os principais resultados obtidos neste contexto estão o efeito Unruh e o efeito Hawking. Enquanto a validade do primeiro é uma conseqüência direta da consistência da Teoria Quântica de Campos (a nível de árvore), a validade do segundo depende de algumas hipóteses não-triviais usadas na dedução do efeito. A principal delas é, provavelmente, a utilização de modos trans-planckianos. Esse problema tem sido estudado em detalhe no contexto dos chamados buracos mudos descobertos por William Unruh em matéria condensada em 1981. Tratam-se de regiões compactas das quais fônons não podem escapar. A relativa simplicidade desta estrutura permitiu mostrar que a radiação Hawking é um fenômeno de teoria de campos de baixas e não altas energias; e que portanto o efeito Hawking poderia ser re-deduzido contornando-se o embaraço produzido pelas freqüências trans-planckianas. Neste projeto pretendemos analisar com cuidado as propriedade clássicas dos buracos mudos e com um pouco de sorte propor nossa própria realização de um buraco deste tipo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDES, Bruno. Buracos sônicos em superfícies esféricas. 2007. 101 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Física Teórica..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.