Bolsa 04/10227-3 - Sistema nervoso, Transdução de sinais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da proteína Ric-8B

Processo: 04/10227-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Bettina Malnic
Beneficiário:Daniel Shikanai Kerr
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):05/04318-9 - Processo de identificação de ligantes para receptores acoplados à proteína G, AP.PAPI
Assunto(s):Sistema nervoso   Transdução de sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gpcr | Proteina G | Receptor Olfatorio | Ric-8B | Sistema Nervoso | Transducao De Sinal

Resumo

O sistema olfatório dos mamíferos é capaz de distinguir entre milhares de odores diferentes presentes em pequenas quantidades no ar. A detecção desses odores é mediada pelos receptores olfatórios (ORs) presentes nos cílios dos neurônios sensoriais do epitélio olfatório e que pertencem a família dos receptores acoplados a proteína G. Os neurônios sensoriais olfatórios apresentam uma proteína G específica, denominada Golf. Quando um odor disperso no ar se liga ao OR este ativa a Golf que por sua vez ativa a adenilil ciclase III aumentando a produção de AMPc. Esse AMPc liga-se à canais específicos, abrindo-os e permitindo a entrada de Ca2+ e Na+ que irão despolarizar o neurônio gerando um potencial de ação. Resultados anteriores de nosso laboratório mostraram que a subunidade alfa da Golf (G<alfa>olf) interage com uma proteína chamada RIC-8B e que os mRNAs para RIC-8B e G<alfa>olf parecem estar co-localizados no epitélio olfatório e em poucas regiões do cérebro. Estudos anteriores indicam que a RIC-8B pode ser um fator de troca de nucleotídeo de guanina, modulando positivamente a ativação de proteína G. Pretendemos neste projeto, avaliar proteínas que interajam com a RIC-8B em camundongo, para obter informações a respeito do mecanismo de ação da RIC8-B, e caracterizar a RIC-8B em humanos, verificando seu padrão de expressão em diferentes tecidos. Este estudo contribuirá para a nossa compreensão do papel exercido pela RIC-8B no cérebro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KERR, Daniel Shikanai. Ric-8B, uma GEF putativa do sistema olfatório, interage com Gαolf, Gβ1 e Gγ13. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.