Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histométrica da associação do plasma rico em plaquetas com o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial em retrações gengivais em cães

Processo: 04/12428-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Enilson Antonio Sallum
Beneficiário:Fabricia Ferreira Suaid
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Enxerto conjuntivo   Retração gengival

Resumo

O objetivo do presente trabalho será avaliar histometricamente a associação do plasma rico em plaquetas (PRP) com o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial, na regeneração periodontal em defeitos do tipo retração em cães. Serão incluídos 7 cães, fêmeas, de raça indefinida, com 2 anos de idade e pesando aproximadamente 15Kg. Serão criados cirurgicamente defeitos de retração Classe I de Miller nos caninos superiores. Durante três meses os defeitos serão cronificados. Após este período serão divididos aleatoriamente em 2 grupos de tratamento: Grupo 1: utilização do enxerto de tecido conjuntivo subepitelial associado ao uso de PRP; Grupo 2: enxerto de tecido conjuntivo subepitelial. Os resultados serão analisados histometricamente, através da medição de parâmetros histológicos como: novo cimento com fibras inseridas, extensão de novo osso, extensão do epitélio sulcular e juncional, área de novo osso e espessura do tecido gengival. A análise estatística comparando os tratamentos será realizada com o auxílio do Teste T Pareado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUAID, FABRICIA FERREIRA; CARVALHO, MARCELO DINIZ; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; NOCITI JUNIOR, FRANCISCO HUMBERTO; CASATI, MARCIO ZAFFALON; SALLUM, ENILSON ANTONIO. Platelet-rich plasma in the treatment of Class II furcation defects: a histometrical study in dogs. Journal of Applied Oral Science, v. 20, n. 2, p. 162-169, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUAID, Fabricia Ferreira. Avaliação histometrica da associação do plasma rico em plaquetas com o enxerto de tecido conjuntivo subepitelial em retrações gengivais em cães. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.