Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método para determinação de pesticidas em grãos de soja

Processo: 04/10688-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Cesar Costapinto Santana
Beneficiário:Liane Maldaner
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/13698-6 - Novas fases estacionárias com polímeros imobilizados sobre suportes de sílica e sílicas metalizadas: preparação, propriedades e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Agrotóxicos

Resumo

O uso de pesticidas é atualmente a principal estratégia no campo para o combate e a prevenção de pragas agrícolas, garantindo alimento suficiente e de qualidade para a população. Dessa forma, é imprescindível o desenvolvimento de métodos que atendam os limites máximos de resíduos estabelecidos pelos órgãos competentes. O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento de métodos de análises rápidas e eficientes baseados em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência para a determinação multirresidual de pesticidas presentes em grãos de soja. Os pesticidas a serem estudados englobam duas classes: herbicidas - imazetapir, metsulfurom-metílico, imazaquim e clorimurom-etílico e os fungicidas - captam, carboxim, tebuconazol e carbendazim que são os pesticidas mais usados nas plantações de soja. Para o estudo do melhor procedimento de extração e preparação da amostra serão otimizadas as técnicas de extração, dispersão da matriz em fase sólida (MSPD) e a extração líquido-liquido. Para a separação, identificação e quantificação será utilizada a Cromatografia Liquida de Alta Eficiência, com detecção por arranjo de diodos, usando colunas de fase reversa C8 ou C18, comerciais e preparadas no nosso laboratório. O método desenvolvido será devidamente validado através de curvas analíticas, linearidade, seletividade, precisão, exatidão, detectabilidade e robustez. Após as validações, os métodos serão utilizados na análise de amostras reais de grãos de soja. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MALDANER, Liane. Desenvolvimento e validação de metodo para determinação de agrotoxicos em grãos de soja. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.