Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografias: a construção social do espaço no rio Bagé

Processo: 03/00180-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Augusto de Arruda Postigo
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Mapeamento geográfico   Amazônia

Resumo

Com este trabalho pretendo fazer uma história e uma etnografia do uso social do território na floresta amazônica por caboclos e seringueiros. O local estudado será o rio Bagé, município de Marechal Thaumaturgo, extremo oeste do Estado do Acre, parte de um sistema de produção extrativista que data do início do século. O período que pretendo estudar abrange cerca de cem anos de ocupação associados à exploração da borracha na região, e particularmente a última década do século XX. O trabalho utilizará fontes históricas secundárias e primárias sobre a área, e também um acervo já existente e a ser complementado por pesquisa de campo. Será apoiado, sobretudo em uma etnografia que contemplará história oral e a fabricação de mapas e croquis temáticos, produzidos e comentados por moradores, além de mapas oficiais e imagens de satélite, também comentadas por alguns moradores. Um dos resultados do trabalho será o confronto de um conjunto de representações sobre o espaço, que aponta para a ocupação material e simbólica da região da floresta e suas transformações ao longo das vidas de três gerações de seringueiros e agricultores da floresta amazônica. Pretendo assim mostrar a relação da sociedade com o espaço e o ambiente ao longo do tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POSTIGO, Augusto de Arruda. A terra vista do alto : usos e percepções acerca do espaço entre os moradores do Rio Bagé, Acre. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.