Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito terapêutico da vacina DNA-hsp65 na co-infecção por Toxocara canis e Mycobacterium tuberculosis

Processo: 03/12887-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Fabiani Gai Frantz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09663-2 - Estudos de novas vacinas e terapia gênica contra tuberculose, AP.TEM
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis   Toxocara canis   Tuberculose   Vacinas

Resumo

O aumento do número de casos de tuberculose e o aparecimento de cepas de Mycobacterium tuberculosis resistentes a múltiplas drogas, fez ressurgir um novo desafio para a comunidade científica no que se refere a novas medidas profiláticas e terapêuticas para o seu controle. Dentre as potenciais vacinas recentemente priorizadas pela Organização Mundial da Saúde para iniciar os ensaios clínicos em humanos nos próximos anos, encontra-se a vacina DNA-hsp65 desenvolvida por nosso grupo. Sabendo-se que em regiões endêmicas de tuberculose, a co-infecção por helmintos é bastante comum, o entendimento da modulação da resposta imune na co-infecção é de fundamental importância no estudo de intervenções terapêuticas nesta infecção. A vacina DNA-hsp65 induz um padrão TH1 de resposta imune, com produção de citocinas como o IL-12, IFN-g e TNF-a. Por outro lado, a infecção por helmintos induz um padrão TH2 de resposta imune, com produção de IL-4, IL-5 e anticorpos do tipo IgE. Não se conhece qual o impacto da co-existência desses padrões opostos de resposta imune na eficácia da vacinação com o DNA-hsp65. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será estudar o efeito terapêutico da vacina DNA-hsp65 em camundongos co-infectados com o helminto Toxocara canis e com o M. tuberculosis. Os animais dos diferentes grupos serão avaliados quanto à capacidade de eliminação da bactéria, a resposta imune celular, a humoral e a histologia pulmonar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANTZ, FABIANI GAI; ITO, TOSHIHIRO; CAVASSANI, KAREN ANGELICA; HOGABOAM, CORY M.; SILVA, CELIO LOPES; KUNKEL, STEVEN L.; FACCIOLI, LUCIA H. Therapeutic DNA Vaccine Reduces Schistosoma mansoni-Induced Tissue Damage through Cytokine Balance and Decreased Migration of Myofibroblasts. American Journal of Pathology, v. 179, n. 1, p. 223-229, JUL 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.