Busca avançada
Ano de início
Entree

Espécies moleculares e supramoleculares de PD (II) contendo ligantes n,s doadores: síntese, caracterização e aplicações

Processo: 04/11254-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Antonio Eduardo Mauro
Beneficiário:Antonio Carlos Moro
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores químicos

Resumo

A crescente utilização de ciclometalados nas áreas médica e tecnológica, bem como a necessidade de materiais sensíveis aos compostos orgânicos voláteis (COVs), inspiram o presente trabalho. Assim, novos complexos de Pd (II) mono, bi e polinucleares, como por exemplo, ciclometalados ou compostos de coordenação serão sintetizados mediante reações entre os precursores [Pd(dmba)X]2 (dmba = N,N-dimetilbenzilamina; X = CI, N3, NCO, NCS) e [PdCl2(CH3CN)2] com os ligantes N,S doadores: tiouréia, 2-quinolinatiol, 8-quinolinatiol e metalocianetos: [Fe(CN)5(NO)]2-, [Pd(CN)4]2-, As espécies polinucleares poderão ser obtidas através das ligações de hidrogênio intermoleculares entre os ligantes N,S doadores e os pseudo-haletos. Os compostos serão caracterizados pelas técnicas espectroscópicas IV, UV-Vís e RMN, termogravimétrica, bem como a liberação controlada do óxido nítrico e aplicações nas áreas médica (anti-tumoral) e tecnológica (filmes finos e sensores químicos), serão perseguidas. Outras espécies supramoleculares investigadas serão os complexos de inclusão da tiouréia com compostos de interesse analítico, como os COVs. As ligações de hidrogênio entre as moléculas de tiouréia formam cavidades capazes de acomodar uma gama de compostos via complexação. Estes serão caracterizados através da espectroscopia no IV, e os complexos de inclusão formados serão avaliados quanto a um possível emprego como sensores químicos para compostos orgânicos voláteis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORO, Antonio Carlos. Espécies moleculares e supramoleculares de Pd(II) contendo ligantes N,S doadores : síntese e caracterização. 2007. 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.