Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo laboratorial e de campo de propriedades físicas e mecânicas de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil empregado como material de construção de base e sub-base de pavimento de vias de baixo-volume de tráfego

Processo: 04/11461-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Liedi Legi Bariani Bernucci
Beneficiário:Fabiana da Conceicao Leite
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente

Resumo

Esta pesquisa consiste em estudar a aplicação de resíduo de construção civil reciclado como material de construção de camadas de pavimentos, seja como reforço do subleito, sub-bases e até mesmo como bases de vias de baixo volume de tráfego. Nas regiões urbanas, milhares de quilômetros de vias encontram-se ainda não pavimentadas, com parcela expressiva nas periferias ou em bairros mais pobres, principalmente nas grandes cidades. Uma alternativa aos materiais convencionais é o uso de agregado reciclado de resíduo de construção e demolição (RCD), já que estes materiais são gerados em grandes quantidades nas cidades brasileiras de grande e médio portes e, normalmente, são descartados de forma irregular. Para o estudo do comportamento do agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil em camada estrutural de pavimento serão utilizados materiais de duas ou três usinas recicladoras distintas: sendo uma instalada na cidade de São Paulo e outra ou outras instaladas no interior paulista ou ainda fora do Estado, dependendo da possibilidade de transporte de material para a pesquisa. Estes resíduos de origens diferentes apresentam características distintas em função do tipo de materiais que o compõem, da distribuição granulométrica, das dimensões máximas dos agregados, entre outros aspectos decorrentes da natureza de britagem. Serão realizados ensaios laboratoriais para a caracterização dos materiais, bem como para determinar as propriedades mecânicas após compactação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Fabiana da Conceicao. Comportamento mecânico de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil em camadas de base e sub-base de pavimentos.. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.