Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância dos fragmentos florestais na riqueza e diversidade de anfíbios anuros em Icém, região noroeste do estado de São Paulo

Processo: 04/12223-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Fernando Rodrigues da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Fragmentos florestais   Anura   Riqueza

Resumo

As espécies de anuros da região noroeste do estado de São Paulo reproduzem-se em corpos d'água de áreas abertas. A abordagem do projeto presentemente proposto é inovadora, na medida em que propõe investigar a importância de fragmentos florestais na diversidade dessa anurofauna. Com isso, a ecologia das espécies estará sendo abordada numa escala mais completa de tempo e espaço, e não somente nos locais e períodos de reprodução dos anfíbios, que são o enfoque da maioria dos trabalhos. O presente estudo será realizado na região de Icém, noroeste do Estado de São Paulo. Nossa hipótese é que os fragmentos de mata são áreas de refúgio para as espécies durante a pronunciada estação seca da região. Assim, em decorrência da proximidade com as áreas de refúgio, ambientes vizinhos a fragmentos florestais apresentarão maior riqueza e diversidade de espécies, e um padrão diferente na sucessão, em relação a ambientes de área aberta, distantes de fragmentos, ou a ambientes no interior de fragmentos. Para isso, foram selecionados 3 fragmentos de mata (distanciados de 3 a 5 km), 9 brejos (3 no interior, 3 vizinhos e 3 distantes dos fragmentos) e 6 poças (3 vizinhas e 3 distantes dos fragmentos). O efeito dos fragmentos de mata sobre a riqueza, diversidade e ocorrência sazonal das espécies será testado por métodos de agrupamento, de ordenação e pelo teste de Mantel. A utilização dos fragmentos como área de refúgio pelos anuros será investigada com a instalação de armadilhas e pela aplicação de metodologia de busca ativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, HENRIQUE NASCIMENTO; DA SILVA, FERNANDO RODRIGUES. Species turnover drives the spatial distribution of frog beta diversity in farmland ponds. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY, v. 35, n. 4, p. 199-202, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, FERNANDO RODRIGUES; CANDEIRA, CAROLINA PANIN; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA. Dependence of anuran diversity on environmental descriptors in farmland ponds. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 21, n. 6, p. 1411-1424, JUN 2012. Citações Web of Science: 25.
RODRIGUES DA SILVA, FERNANDO; DE CERQUEIRA ROSSA-FERES, DENISE. Influence of terrestrial habitat isolation on the diversity and temporal distribution of anurans in an agricultural landscape. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY, v. 27, n. 3, p. 327-331, MAY 2011. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Fernando Rodrigues da. A importância de fragmentos florestais na diversidade de anfíbios anuros em Icém, região noroeste do Estado de São Paulo. 2007. 103 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.