Busca avançada
Ano de início
Entree

Heterogeneidade ambiental: qual o seu papel na regulação da riqueza e diversidade de espécies de anfíbios anuros de área aberta?

Processo: 04/12224-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Carolina Panin Candeira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anura   Distribuição espacial   Sazonalidade   Mudança climática

Resumo

Neste projeto propomos testar a hipótese que a heterogeneidade dos habitats de reprodução dos anuros é diretamente relacionada com a riqueza e a diversidade de espécies. Essa hipótese encontra fundamentação na literatura especializada, mas ainda não foi testada formalmente para ambientes de área aberta. A necessidade de maior conhecimento sobre a riqueza, diversidade e padrões de ocorrência da anurofauna da região noroeste do estado de São Paulo se torna evidente, quando se considera que essa é a região mais desmatada do estado, tendo a vegetação original substituída principalmente por áreas agrícolas. Conhecer os mecanismos reguladores da diversidade biológica é fundamental para subsidiar o uso racional do ambiente, e para embasar propostas de conservação. Para tanto, serão amostrados 10 corpos d'água com diferentes estruturas fitofisionômicas (tamanho, duração, tipo e distribuição da vegetação), na região de Icém, SP. Serão determinadas a riqueza, as diversidades alfa e beta, e o uso dos habitats será analisado por métodos de agrupamento e de ordenação. A heterogeneidade estrutural dos habitats (corpos d'água) será quantificada (ver planilhas anexadas ao projeto), levando-se em conta a estrutura da vegetação (tipo, altura, distribuição), tipos e perfis das margens (inclinadas, planas, secas, alagadas, com ou sem vegetação) etc. A riqueza e a diversidade de anuros em cada corpo d'água serão correlacionadas com as matrizes de heterogeneidade dos habitats, pela aplicação do teste de Mantel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, FERNANDO RODRIGUES; CANDEIRA, CAROLINA PANIN; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA. Dependence of anuran diversity on environmental descriptors in farmland ponds. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 21, n. 6, p. 1411-1424, JUN 2012. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANDEIRA, Carolina Panin. Estrutura de comunidades e influência da heterogeneidade ambiental na diversidade de anuros em área de pastagem no Sudeste do Brasil. 2007. 118 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.