Busca avançada
Ano de início
Entree

Heterogeneidade ambiental: qual o seu papel na regulação da riqueza e diversidade de espécies de anfíbios anuros de área aberta?

Processo: 04/12224-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Carolina Panin Candeira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anura   Distribuição espacial   Sazonalidade   Mudança climática

Resumo

Neste projeto propomos testar a hipótese que a heterogeneidade dos habitats de reprodução dos anuros é diretamente relacionada com a riqueza e a diversidade de espécies. Essa hipótese encontra fundamentação na literatura especializada, mas ainda não foi testada formalmente para ambientes de área aberta. A necessidade de maior conhecimento sobre a riqueza, diversidade e padrões de ocorrência da anurofauna da região noroeste do estado de São Paulo se torna evidente, quando se considera que essa é a região mais desmatada do estado, tendo a vegetação original substituída principalmente por áreas agrícolas. Conhecer os mecanismos reguladores da diversidade biológica é fundamental para subsidiar o uso racional do ambiente, e para embasar propostas de conservação. Para tanto, serão amostrados 10 corpos d'água com diferentes estruturas fitofisionômicas (tamanho, duração, tipo e distribuição da vegetação), na região de Icém, SP. Serão determinadas a riqueza, as diversidades alfa e beta, e o uso dos habitats será analisado por métodos de agrupamento e de ordenação. A heterogeneidade estrutural dos habitats (corpos d'água) será quantificada (ver planilhas anexadas ao projeto), levando-se em conta a estrutura da vegetação (tipo, altura, distribuição), tipos e perfis das margens (inclinadas, planas, secas, alagadas, com ou sem vegetação) etc. A riqueza e a diversidade de anuros em cada corpo d'água serão correlacionadas com as matrizes de heterogeneidade dos habitats, pela aplicação do teste de Mantel. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, FERNANDO RODRIGUES; CANDEIRA, CAROLINA PANIN; ROSSA-FERES, DENISE DE CERQUEIRA. Dependence of anuran diversity on environmental descriptors in farmland ponds. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 21, n. 6, p. 1411-1424, . (04/12223-5, 04/12224-1, 01/13341-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANDEIRA, Carolina Panin. Estrutura de comunidades e influência da heterogeneidade ambiente na diversidade de anuros em área de pastagem no sudeste do Brasil. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.