Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de locos de caracteristicas quantitativas (qlts) associados a desempenho nos cromossomos 19, 23, 24, 26, 27, 28 e z de gallus gallus.

Processo: 04/12433-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Luiz Lehmann Coutinho
Beneficiário:Marcel Ambo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular   Locos de características quantitativas   Galinhas

Resumo

A identificação de locos associadas a locos de características quantitativas (QTLs) de interesse econômico, com a finalidade de potencializar os programas de melhoramento animal, é atualmente objeto de estudo e investimento. Utilizando marcadores micros-satélites distribuídos em intervalos regulares ao longo do genoma da galinha, é possível mapear QTLs para características quantitativas valorizadas no mercado de consumo, que podem melhorar a qualidade e produção de carne e ovos. No Brasil um estudo pioneiro de mapeamento de QTL vem sendo conduzido pela ESALQ em parceria com a Embrapa Suínos e Aves. O objetivo é identificar QTL para desempenho e qualidade de carcaça. Para isso delineou-se uma população experimental F2 a partir do cruzamento recíproco de uma linha macho de frangos de corte (TT) com uma linha de postura (CC), totalizando 2.063 animais F2 em 21 famílias de irmãos completos. Estudos iniciais já concluídos e financiados pela Fapesp (bolsa de doutorado) e Prodetab (material de consumo), permitiram a identificação de QTLs para crescimento, peso de partes, gordura e rendimento de peito nos cromossomos 1, 2, 3, 4 e 5. Ainda sob o apoio da Fapesp, estamos mapeando QTL nos cromossomos 6, 7, 8, 11 e 13, porém a grande maioria dos microcromossomos ainda não foi estudada nesta população. Portanto, o presente projeto tem como objetivo construir mapas de ligação e mapear QTLs para características de desempenho nos microcromossomos 19, 23, 24, 26, 27, 28 e Z. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMBO, Marcel. Mapeamento de locos de características quantitativas (QTLs) associados a desempenho nos cromossomos 19, 23, 24, 26, 27 e 28 de Gallus gallus. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.