Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de não-equilíbrio em teorias quânticas de campos

Processo: 04/13405-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Gastão Inácio Krein
Beneficiário:Ricardo Francisco Fariello
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria quântica de campos   Cromodinâmica quântica   Teoria das perturbações   Teoria de Gauge

Resumo

O objetivo geral do projeto é desenvolver estudos sobre a dinâmica de não-equilíbrio de teorias quânticas de campos. Mais especificamente, o projeto visa incluir flutuação e dissipação induzidas por correções quânticas nas equações clássicas na evolução temporal de campos de gauge. Partindo da ação original do problema discretizada de maneira invariante de gauge numa rede, equações semi-clássicas de movimento podem ser deduzidas a partir de uma ação efetiva. Várias técnicas serão exploradas para incluir efeitos quânticos, com particular ênfase nas técnicas de teoria de perturbações e de redução dimensional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIELLO, RICARDO; FORKEL, HILMAR. Chaotic thermalization in Yang-Mills-Higgs theory on a spacial lattice. Physical Review D, v. 80, n. 2, p. 025021, 2009. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIELLO, Ricardo Francisco. Caos e termalização na teoria de Yang-Mills-Higgs em uma rede espacial. 2009. 99 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica. São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.