Busca avançada
Ano de início
Entree

Matriz de habitat e riqueza de anfíbios em uma paisagem fragmentada de Mata Atlântica

Processo: 04/13132-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Paulo Inácio de Knegt López de Prado
Beneficiário:Carlos Guilherme Becker
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Mata Atlântica

Resumo

A maioria das pesquisas de fragmentação da paisagem busca respostas somente nos fragmentos florestais, esquecendo muitas vezes da matriz adjacente que é a unidade que domina a paisagem em termos funcionais e espaciais. Os principais objetivos deste estudo são: (i) Comparar a diversidade e abundância de anfíbios de serapilheira entre matriz ambiental adjacente e os fragmentos de mata. (ii) Correlacionar a diversidade e abundância de anfíbios de serapilheira na matriz com a estrutura da paisagem, em diferentes escalas, (iii) Testar se as diferenças entre a matriz e mata sofrem alguma influência da estrutura da paisagem, (iv) Quantificar o trânsito de indivíduos entre matriz e fragmentos, a fim de avaliar a permeabilidade da matriz para diferentes espécies de anuros. O estudo será realizado em duas paisagens fragmentadas de Floresta Atlântica do município de São Luiz do Paraitinga, localizado na Serra do Mar paulista. Em cada área serão instalados aleatoriamente conjuntos de armadilhas de queda, conciliados com cercas guia, na matriz de pastagens e nos fragmentos florestais. Para o contraste matriz x mata, diferenças em abundância, riqueza e diversidade serão analisadas com procedimentos de aleatorização. Os dados biológicos também serão correlacionados com as variáveis da paisagem por meio de coeficientes de correlação não-paramétricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA‚ C.R.; BECKER‚ C.G.; HADDAD‚ C.F.B.; PRADO‚ P.I. Response to comment on “Habitat split and the global decline of amphibians”. Science, v. 320, n. 5878, p. 874d-874d, 2008.
BECKER‚ C.G.; FONSECA‚ C.R.; HADDAD‚ C.F.B.; BATISTA‚ R.F.; PRADO‚ P.I. Habitat split and the global decline of amphibians. Science, v. 318, n. 5857, p. 1775-1777, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARLOS GUILHERME BECKER. Desconexão de habitats e o declinio global dos anfibios. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.