Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição tecidual e ação local em tecido endotelial e muscular da jararagina e Neuwiedase, representantes das classes PI e PIII

Processo: 04/13672-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Ana Maria Moura da Silva
Beneficiário:Cristiani Baldo da Rocha
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Metaloproteinases   Microscopia confocal   Apoptose   Venenos

Resumo

As metaloproteinases de venenos de serpentes (SVMPs) são importantes componentes nas lesões locais e sistêmicas ocorrentes em envenenamentos botrópicos. Entre os diversos alvos de ação das SVMPs, podem ser destacadas as ações hemorrágica, miotóxica e pró-inflamatória. A jararagina, uma SVMP da classe Plll, apresenta intensa atividade hemorrágica, com ação na membrana basal e células endoteliais, além de atividade pró-inflamatória. Por outro lado, a neuwiedase, uma SVMP da classe PI, não apresenta ação hemorrágica, mas sim uma ação miotóxica relevante. Em continuidade aos estudos desenvolvidos em nosso laboratório, o objetivo deste projeto é desenvolvermos uma análise comparativa dessas duas SVMPs, abordando a ação dessas toxinas in vitro em células endoteliais, musculares e plaquetas bem como estudos in vivo, empregando técnicas de microscopia confocal e eletrônica, quanto a distribuição tecidual e os alvos de ação direta e indireta das toxinas avaliando a vasculatura local (células endoteliais, membrana basal e plaquetas) e fibras musculares, enfatizando a co-localização dessas estruturas com as toxinas e também as alterações morfológicas induzidas. Esta abordagem é importante para a elucidação do mecanismo de ação das SVMPs, caracterização de seu potencial como ferramenta biológica para o estudo de distúrbios hemostáticos e melhor compreensão do envenenamento ofídico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA-DA-SILVA‚ AM; RAMOS‚ OHP; BALDO‚ C.; NILAND‚ S.; HANSEN‚ U.; VENTURA‚ JS; FURLAN‚ S.; BUTERA‚ D.; DELLA-CASA‚ MS; TANJONI‚ I.; OTHERS. Collagen binding is a key factor for the hemorrhagic activity of snake venom metalloproteinases. Biochimie, v. 90, n. 3, p. 484-492, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.