Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da associação entre aldeídos poluentes na cidade de São Paulo e danos em DNA

Processo: 04/14740-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Marisa Helena Gennari de Medeiros
Beneficiário:Camila Carriao Machado Garcia
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56663-4 - Danos em biomoléculas promovidos por sistemas redox: estudo de mecanismos e desenvolvimento de biomarcadores sensíveis, AP.TEM
Assunto(s):Aldeídos   Dano ao DNA   Biomarcadores   Fatores de risco   Poluição do ar   Poluição atmosférica   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aldeidos | Danos Em Dna | Poluicao | Radicais Livres

Resumo

Adultos exocíclicos de DNA têm sido muito estudados nos últimos dez anos, pois, além de serem formados por produtos exógenos reconhecidamente citotóxicos, também foi verificada sua formação in vivo, por compostos endógenos. A atividade mutagênica de diversos desses adultos tem sido demonstrada em estudos in vivo e in vitro. A utilização dessas lesões em DNA como possíveis biomarcadores de exposição a aldeídos comprovadamente mutagênicos e carcinogênicos como o crotonaldeido, têm sido descritas com o intuito de avaliar riscos de câncer associados à exposição a este aldeído. Em análise realizada com o ar da cidade de São Paulo, pelo Grupo de Pesquisa Ambiental do IQ-USP, foram observados níveis aumentados de formaldeído e acetaldeído no período da manhã, provavelmente devido à poluição provocada pela emissão de veículos. Ressaltamos, que a frota de veículos a álcool na cidade de São Paulo a torna excelente modelo para verificar possíveis efeitos deletérios de aldeídos e investigar o uso de biomarcadores adequados para investigar os efeitos biológicos dessa exposição. O presente projeto visa investigar os possíveis efeitos deletérios em DNA provocados por aldeídos presentes como poluentes na atmosfera da cidade de São Paulo. Será dada ênfase especial no desenvolvimento de metodologia sensível para detecção das lesões com o intuito de desenvolver biomarcadores apropriados para possível uso em estudos populacionais. Serão efetuados estudos in vitro, com animais e indivíduos expostos a níveis altos de poluentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Camila Carriao Machado. Quantificação de danos em DNA induzidos por acetaldeído. Potencial biomarcador de poluição ambiental. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.