Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema para complementação de camundongos deficientes nos genes de reparo XPA e XPC com uso de vetores adenovirais recombinantes

Processo: 04/14735-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Ricardo Alexandre Leite
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13255-5 - Genes de reparo de DNA: análise funcional e evolução, AP.TEM
Assunto(s):Adenovirus   Reparo do DNA

Resumo

Durante o mestrado foram utilizados adenovírus recombinantes portando os genes xpa e xpc para diagnosticar o grupo de complementação de três pacientes brasileiros portadores de xeroderma pigmentosum (XP), com base na complementação de fibroblastos destes pacientes in vitro. Em trabalho realizado, no exterior, foi apresentada a complementação de camundongos xpa -/-, com o uso de adenovírus recombinante portando o respectivo gene. Esses camundongos e camundongos xpc -/- estão em processo de importação e devem chegar ao nosso laboratório até o final deste ano. Este projeto pretende estabelecer utilizar os adenoviros recombinantes portando os genes xpa e xpc para estudar a complementação in vivo de camundongos nocaute para os respectivos genes e aprimorar as técnicas de complementação, visando com isso estabelecer protocolos eficientes de infecção e manutenção da taxa de expressão dos transgenes. Dentre os testes a serem realizados temos: experimentos com camundongos recém nascidos, testes de reaplicação de adenovírus e ensaios com métodos alternativos de aplicação. A tecnologia desenvolvida nesse trabalho, pode vir a culminar em novas perspectivas de terapia para os pacientes XP, através da correção gênica transiente por aplicação de preparações virais nos tecidos mais afetados dos pacientes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Ricardo Alexandre. Uso de vetores adenovirais na identificação de grupo de complementação gênica de pacientes com Xeroderma pigmentosum e em animais deficientes em reparo de DNA.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.