Busca avançada
Ano de início
Entree

Os advérbios de tempo e lugar no português brasileiro: casos de gramaticalização ou de discursivização?

Processo: 04/10894-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Beneficiário:Edson Rosa Francisco de Souza
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Funcionalismo   Texto   Gramaticalização

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva teórica adotada por autores como Traugott & König (1991), Scriffrin (1987), Heine et al. (1991), Sweetser(1988; 1991) e Hengeveld (2004), os diferentes valores desempenhados pelos advérbios de tempo e lugar (agora, depois, aqui, aí e lá) e sua combinação com outros mecanismos gramaticais (preposição e conjunção), no português brasileiro. Nesse sentido, levando-se em consideração as questões atreladas ao processo de gramaticalização e discursivização, o nosso objetivo é analisar os papéis exercidos pelos advérbios de tempo e lugar nas macrofunções textual e interacional da linguagem. Para tanto, a Gramaticalização aqui discutida será concebida como um processo pancrônico que apresenta uma perspectiva diacrônica, já que envolve mudança, e uma perspectiva sincrônica, já que implica variação que pode ser descrita sem referência a tempo. Sob essa ótica, sempre que um elemento lingüístico é capaz de adquirir e reter novos sentidos e usos sem perder os antigos, seu estudo requer uma perspectiva pancrônica. O material de análise será constituído de textos escritos retirados de jornais e revistas publicados na região de São José do Rio Preto e de textos falados. Para o corpus oral, utilizaremos o banco de dados Iboruna composto por dois diferentes tipos de amostra: uma amostra do censo lingüístico da região de São José do Rio Preto e uma amostra de interação dialógica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Edson Rosa Francisco de. Gramaticalização dos itens linguisticos assim, ja e ai no portugues brasileiro : um estudo sob a perpectiva da gramatica discursivo-funcional. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.