Busca avançada
Ano de início
Entree

Epigenética do desenvolvimento em bovinos: DNA metiltransferases e genes imprinted em embriões, fetos e placentas

Processo: 04/14884-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Felipe Perecin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Reprogramação nuclear   Epigênese genética

Resumo

Em todas as espécies de mamíferos em que a clonagem obteve sucesso apenas uma baixa parcela dos embriões obtidos por transferência nuclear desenvolveram-se a termo, e desses, muitos morreram brevemente após o nascimento. Uma possível interpretação para esse sucesso limitado é que os embriões clonados não sofrem uma correta reprogramação do núcleo da célula somática doadora. Os padrões de metilação embrionários após a clonagem por transferência nuclear são incompletos ou provavelmente ineficientes em promover o controle da expressão gênica específica necessária para o desenvolvimento embrionário posterior. Os padrões de metilação são regulados durante o desenvolvimento embrionário por três citosina DNA metiltransferases cataliticamente ativas: Dnmt1, Dnmt3a e Dnmt3b. A família das metiltransferases são essenciais para o desenvolvimento embrionário, promovendo a manutenção das metilações pré-existentes e estabelecendo novos padrões de metilação compatíveis com o desenvolvimento. Uma das hipóteses propostas para explicar os erros de metilação do DNA de animais clonados constitui-se na expressão anormal das DNA metiltransferases comprometendo a viabilidade do embrião. O presente estudo objetiva determinar e comparar os padrões de expressão das DNA metiltransferases, durante o desenvolvimento pré-implantação e inicial de gestação,.de embriões produzidos in vivo e in vitro (clonados, partenogenéticos e fecundados in vitro). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERECIN, Felipe. Epigenética do desenvolvimento em bovinos : DNA metiltransferases e genes "imprinted" em embriões, fetos e placentas. 2007. 83 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.