Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia de Knodus moenkhausii (Teleostei, Characidae) em riachos do Alto Paraná: alimentação, ocorrência e reprodução

Processo: 04/12214-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Mônica Ceneviva Bastos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13340-7 - Avaliação da integridade biótica dos riachos da região Noroeste do estado de São Paulo, bacia do Alto Paraná, utilizando comunidades de peixes, AP.BTA.JP
Assunto(s):Alimentação   Characidae   Reprodução

Resumo

Knodus moenkhausii é a terceira espécie mais abundante em riachos do noroeste do Estado de São Paulo. Apesar do destaque que a espécie ocupa em termos de estrutura das comunidades, as informações sobre sua biologia são escassas, o que limita qualquer tentativa de utilizá-la como indicadora de conservação ou de degradação ambiental. O objetivo principal deste projeto é investigar aspectos da biologia de K. moenkhausii que permitam compreender as razões de sua abundância em riachos do Alto Paraná no Estado de São Paulo. Para tal, serão analisados espécimes provenientes de coletas em riachos, com os objetivos específicos de: a) estudar a alimentação da espécie, determinando sua dieta, amplitude de nicho trófico e sobreposição alimentar com outros Characidae nectônicos, e verificar a associação da dieta com parâmetros do hábitat; b) investigar a ocorrência da espécie em função dos parâmetros abióticos em escala regional, através da análise de correlação canônica (CCA), e descrever o uso do hábitat local através de observações subaquáticas; c) estudar a reprodução da espécie, determinando a razão sexual, idade de primeira maturação gonadal, período reprodutivo, tipo de reprodução e fecundidade da espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CENEVIVA-BASTOS, M.; TABOGA, S. R.; CASATTI, L. Microscopic Evidence of the Opportunistic Reproductive Strategy and Early Sexual Maturation of the Small-Sized Characin Knodus moenkhausii (Characidae, Pisces). ANATOMIA HISTOLOGIA EMBRYOLOGIA, v. 44, n. 1, p. 72-80, FEB 2015. Citações Web of Science: 2.
CENEVIVA-BASTOS, MONICA; CASATTI, LILIAN; ROSSA-FERES, DENISE CERQUEIRA. Meso and microhabitat analysis and feeding habits of small nektonic characins (Teleostei: Characiformes) in Neotropical streams. Zoologia, v. 27, n. 2, p. 191-200, Abr. 2010. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Mônica Ceneviva. Biologia de Knodus moenkhausii (Teleostei, Characidade) em riachos do Alto Paraná: alimentação, ocorrência e reprodução. 2007. 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.