Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações do metabolismo energético e indução do fenótipo hipertrófico no miocárdio de pacientes com cardiopatia chagásica crônica: papel do interferon-gama

Processo: 04/15322-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Edecio Cunha Neto
Beneficiário:Priscila Camillo Teixeira
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Hipertrofia   Mediadores da inflamação   Metabolismo energético

Resumo

A sobrevida de portadores de cardiopatia chagásica crônica (CCC) grave é mais curta que a de pacientes portadores de cardiopatias dilatadas de etiologia não inflamatória. Os linfócitos T infiltrantes da CCC produzem IFN-gama, e a sua produção encontra-se mais elevada entre os pacientes CCC que os indeterminados, sugerindo um papel patogênico para o IFN-gama. No entanto, os mecanismos pelos quais o IFN-gama estaria agindo sobre o miocárdio de pacientes CCC ainda não foram esclarecidos. Resultados preliminares de expressão gênica e protéica em miocárdio de pacientes CCC sugerem sinalização por IFN-gama, aumento da expressão de genes envolvidos com hipertrofia, e alterações do metabolismo energético. Também observamos que cardiomiocitos em cultura estimulados com IFN-gama apresentam aumento da expressão gênica do fator natriurétrico atrial, um dos componentes do fenótipo hipertrófico; além disso, dados da literatura têm mostrado que o IFN-gama deprime a produção de ATP por mitocôndrias de cardiomiocitos. Assim, pretendemos estudar a expressão gênica e protéica relacionada com a indução do fenótipo hipertrófico e alterações do metabolismo energético em explantes de tecido cardíaco de pacientes CCC e pacientes CDI, de etiologia não inflamatória. Utilizaremos culturas de cardiomiocitos para avaliar o efeito direto do IFN-gama sobre os mesmos fenômenos. Estudaremos também o possível envolvimento de mediadores (NO, TNF-alfa, MCP-1, outras quimiocinas) na ação do IFN-gama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
P.C. TEIXEIRA; L.K. IWAI; A.C.K. KURAMOTO; R. HONORATO; A. FIORELLI; N. STOLF; J. KALIL; E. CUNHA-NETO. Proteomic inventory of myocardial proteins from patients with chronic Chagas' cardiomyopathy. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, n. 12, p. 1549-1562, . (00/14549-4, 01/00729-3, 04/15322-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Priscila Camillo. Análise proteômica no miocárdio de pacientes com cardiomiopatia chagásica crônica: alterações no metabolismo energético cardíaco. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.