Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de produto de panificação à base de amaranto (Amaranthus cruentus L., BR-Alegria) enriquecido com cálcio e fibras prebióticas para aumento da densidade mineral óssea de crianças e adolescentes celíacos

Processo: 04/14127-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Alfredo Gomes Arêas
Beneficiário:Vanessa Dias Capriles
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença celíaca   Glutens   Amaranthus   Densidade óssea   Prebióticos   Cálcio

Resumo

A doença celíaca é uma enteropatia inflamatória causada pela intolerância permanente à ingestão de glúten, não tem cura e apresenta como único tratamento a remoção do glúten da dieta. Entretanto, esta exclusão é problemática, pois muitos alimentos normalmente consumidos e de custo relativamente baixo apresentam glúten em sua composição e as opções de produtos industrializados próprios para este fim são escassas, fazendo com que sejam frequentes as dificuldades para o seguimento do tratamento. Densidade mineral óssea reduzida é observada frequentemente nesta população, fazendo com que o risco de osteoporose e fraturas seja sete vezes maior. É baixa a ingestão de cálcio neste grupo populacional e intervenções com suplementação medicamentosa de cálcio e vitamina D já foram tentadas sem benefícios adicionais ao tratamento. O amaranto PE um pseudocereal isento de glúten e que apresenta elevado valor nutritivo. Fibras prebióticas são ingredientes alimentares que possuem, entre outras propriedades, o aumento da absorção de cálcio. Este trabalho propõe-se a desenvolver e avaliar o impacto da ingestão de um produto de panificação à base de amaranto enriquecido com fibras prebióticas e cálcio na densidade mineral óssea de celíacos em idade pediátrica. Será realizado um estudo duplo-cego randomizado do tipo caso controle para se analisarem os efeitos desta suplementação da dieta na densidade mineral óssea de crianças e adolescentes celíacos durante seis meses. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPRILES, VANESSA D.; AREAS, JOSE A. G. Effects of prebiotic inulin-type fructans on structure, quality, sensory acceptance and glycemic response of gluten-free breads. FOOD & FUNCTION, v. 4, n. 1, p. 104-110, JAN 2013. Citações Web of Science: 56.
VANESSA DIAS CAPRILES; JOSÉ ALFREDO GOMES ARÊAS. Frutanos do tipo inulina e aumento da absorção de cálcio: uma revisão sistemática. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 25, n. 1, p. -, Fev. 2012.
CAPRILES, VANESSA D.; MARTINI, LIGIA A.; AREAS, JOSE ALFREDO G. Metabolic osteopathy in celiac disease: importance of a gluten-free diet. NUTRITION REVIEWS, v. 67, n. 10, p. 599-606, OCT 2009. Citações Web of Science: 34.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPRILES, Vanessa Dias. Otimização de propriedades nutricionais e sensoriais de produtos à base de amaranto enriquecidos com frutanos, para intervenção em celíacos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.