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Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil

Processo: 04/13564-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Ilana Pinsky Streinger
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/06250-7 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil, AP.JP
Assunto(s):Jovens   Bebidas alcoólicas   Consumo de bebidas alcoólicas

Resumo

O aumento do consumo de bebidas alcoólicas por jovens brasileiros nos últimos anos deve-se à alta disponibilidade dos produtos, à falta de efetiva política de regulamentação e de prevenção, à estratégia global das indústrias de álcool de se direcionar a países em desenvolvimento e com grande população jovem. Aspectos de promoção, incluindo propaganda e marketing, têm sido apontados, por pesquisas recentes, como contribuindo para o aumento de consumo entre os jovens, não só por proporcionar um clima favorável, mas pela própria exposição e apreciação das propagandas. O Brasil parece estar sensibilizando-se em relação à questão com a proposta de diversos projetos de lei propondo restrições à propaganda do álcool. Pesquisas científicas no Brasil, no entanto, são raras. O presente projeto pretende dar continuidade a uma pesquisa recentemente apresentada em congresso da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo principal de aprofundar a investigação sobre a promoção das bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros. Para tanto, a autora propõe a execução de quatro módulos de estudos, interligados, que investigarão: a) temas e distribuição das propagandas; b) a exposição e apreciação dos jovens em relação à propaganda de álcool; c) estratégias de marketing, incluindo utilização da internet; d) estrutura da indústria do álcool e trabalhos de responsabilidade social. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALAN VENDRAME; ILANA PINSKY. Ineficácia da autorregulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas: uma revisão sistemática da literatura internacional. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 33, n. 2, p. -, Jun. 2011.
VENDRAME, ALAN; PINSKY, ILANA; SOUZA E SILVA, REBECA; BABOR, THOMAS. Assessment of Self-Regulatory Code Violations in Brazilian Television Beer Advertisements. Journal of Studies on Alcohol and Drugs, v. 71, n. 3, p. 445-451, MAY 2010. Citações Web of Science: 26.
VENDRAME‚ A.; PINSKY‚ I.; FARIA‚ R.; SILVA‚ R. Apreciação de propagandas de cerveja por adolescentes: relações com a exposição prévia às mesmas e o consumo de álcool . Cadernos de Saúde Pública, v. 25, n. 2, p. 359-365, 2009.
ILANA PINSKY; ROBERTO VICTOR PAVARINO FILHO. A apologia do consumo de bebidas alcoólicas e da velocidade no trânsito no Brasil: considerações sobre a propaganda de dois problemas de saúde pública. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 29, n. 1, p. 110-118, Abr. 2007.

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