Busca avançada
Ano de início
Entree

Discriminacoes condicionais e teste de simetria em abelhas (melipona quadrifasciata) em aparelhos de controle automatico da apresentacao de estimulos e do registro da respsota operante.

Processo: 04/12998-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gerson Aparecido Yukio Tomanari
Beneficiário:Antonio Mauricio Moreno
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Simetria   Condicionamento (psicologia)

Resumo

O estabelecimento de discriminações condicionais encontra-se entre os pré-requisitos para a formação de classes de estímulos equivalentes. Após o estabelecimento de discriminações condicionais, é possível testar se essas relações condicionais ensinadas engendraram relações emergentes, com propriedades de reflexividade, simetria e transitividade. Embora a formação de classes em infra-humanos ainda seja uma questão controvertida, estudos prévios estabeleceram, em abelhas, discriminações condicionais e reversões de discriminação, como também obtiveram resultados positivos em testes de identidade e singularidade generalizadas. Esses resultados sugerem a possibilidade do uso da abelha como modelo experimental para o estudo de comportamentos complexos. Nesta pesquisa, pretende-se estabelecer discriminações condicionais em abelhas e testar a emergência de relações simétricas às relações condicionais estabelecidas. Serão empregadas duas caixas experimentais controladas automaticamente, por microcomputador, para a apresentação de estímulos discriminativos e do reforçador e para registro da resposta operante. Serão usadas 16 abelhas e cada sujeito será exposto aos procedimentos de modelagem de pouso sobre os aparelhos, modelagem da resposta operante de pressão-à-barra, estabelecimento das discriminações condicionais entre estímulos luminosos coloridos e teste de simetria. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Antonio Mauricio. Treino discriminativo com aparelhos automáticos em abelhas (Melipona quadrifasciata). 2007. [122] f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.