Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma busca pela identidade: a arquitetura alemã-bucovina no Paraná

Processo: 04/11402-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Beatriz Mugayar Kühl
Beneficiário:Priscila Henning
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Historiografia   Identidade social   Identidade cultural   Patrimônio histórico   Paraná   Imigrantes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise do resgate de aspectos históricos intrínsecos às cidades e à arquitetura, discutindo a maneira com que a pesquisa historiográfica na arquitetura e a preservação destes bens de valor histórico vêm sendo feitas dentro da conjuntura cultural atual, através do caso da arquitetura da colônia bucovina no sul do Paraná. Com base nas resoluções e no contexto de recuperação do Patrimônio Histórico, além da atual preocupação em se traçar um panorama de cultura brasileira considerando seus aspectos complexos e pluralistas, propõe-se à análise e registro das contribuições de uma colônia de imigrantes pouco conhecida do meio acadêmico. A colônia alemã-bucovina no Paraná, cuja arquitetura peculiar traz importantes características para melhor se compreender a cultura, e etnia da região, encontra-se em iminente extinção pela destruição ou pela transformação desfigurante. As cidades gêmeas de Rio Negro (PR) e Mafra (SC), constituem-se como as únicas colônias deste povo no Brasil. Através de registros fotográficos e levantamentos técnicos in loco, buscar-se-á traçar um perfil da produção arquitetônica destas colônias, bastante típica, mas, ao mesmo tempo, pouco identificada e preservada. Deste modo, procurar-se-á discutir propostas de ação adequadas para a preservação ou registro deste tipo de arquitetura de valor histórico, auxiliando na consolidação da identidade e da memória desta colônia de imigrantes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HENNING, Priscila. Memória, preservação e autenticidade: a colônia alemã-bucovina no Paraná. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.