Busca avançada
Ano de início
Entree

Afinidades e eficácias intrínsecas relativas de agonistas seletivos de adrenoceptores alfa-1

Processo: 04/12401-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:André Sampaio Pupo
Beneficiário:Vanessa Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas de ligação ao GTP

Resumo

Importantes ações da noradrenalina e adrenalina resultam da ativação de receptores adrenérgicos alfa-1 (alfa-1 -ARs). Os alfa-1 -ARs compreendem uma família de receptores composta por três diferentes subtipos (alfalA-, alfa-1 B- e alfa-1 D-ARs), sendo todos igualmente ativados pela noradrenalina e adrenalina. Recentemente, tem sido despertado grande interesse no desenvolvimento de agonistas seletivos para cada um dos subtipos de alfa-1-ARs que poderiam ser úteis no tratamento da incontinência urinária e da enxaqueca. No entanto, as propriedades farmacológicas dos agonistas são freqüentemente mal identificadas em função da natureza hiperbólica da relação ocupação-resposta que dá origem ao fenômeno de reserva de receptores. Tal fenômeno é muito comum entre os agonistas de alfa-1-ARs, fazendo com que a determinação da atividade intrínseca dessas moléculas tenha pouco significado farmacológico em função da grande tecido-dependência que esse parâmetro apresenta. Assim, o objetivo da presente dissertação é determinar as afinidades e eficácias intrínsecas relativas dos agonistas de alfa-1-ARs mais comumente utilizados das classes das fenetilaminas e imidazolinas nos subtipos de alfa-1- ARs recombinantes expressados em células HEK 293 e nativos do dueto deferente (alfa-1 A-ARs), baço (alfa-1 B-ARs) e aorta (alfa-1 D-ARs) procurando identificar ligantes que apresentem afinidade e/ou eficácia seletiva de modo a subsidiar estudos de relação estrutura-atividade que permitirão o desenvolvimento de moléculas mais seletivas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Vanessa. Afinidades e eficácias intrinsecas relativas de agonistas seletivos de adrenoceptores α1. 109 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.