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Saberes docentes e ações educativas no Ensino de Ciências: análise de um modelo de investigação no contexto da formação inicial

Processo: 04/12400-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Fabiana Maris Versuti Stoque
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Literacia científica   Ensino de ciências

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Ciências Naturais para as séries iniciais do ensino fundamental (PCNs) advogam a noção de que o objetivo da educação escolar concentra-se em desenvolver capacidades no aprendiz, admitindo uma expansão do conceito de conteúdos curriculares, incluindo, dentre estes, os conteúdos procedimentais, a saber, conteúdos de aprendizagem que se enquadram como conjunto de ações ordenadas e dirigidas para a consecução de uma meta. Em investigações anteriores do grupo de pesquisa no qual se insere este projeto, professoras do ensino público estadual em atividades de ensino de temas da área de Ciências Naturais, evidenciaram dificuldades em: a) caracterizar medidas de aprendizagem dos alunos em termos das estratégias e das habilidades exigidas e empreendidas (conteúdos procedimentais); e b) identificar e relacionar tais medidas de aprendizagem com as estratégias e habilidades expressas nos objetivos de ensino, bem como com as práticas de ensino e de avaliação adotadas. O objetivo deste projeto consiste em avaliar, por meio de interações planejadas com os discentes, em que extensão um Curso de Licenciatura em Pedagogia, com ênfase na formação de professores para as séries iniciais e amparado por um projeto pedagógico formulado após as reformas educacionais do final dos anos noventa, tem conseguido superar as dificuldades acima mencionadas. Superações em nível de formação inicial poderiam fomentar propostas de intervenção no contexto da formação continuada. (AU)