Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da seleção natural sobre a região controladora do gene CCR5 em populações indígenas brasileiras

Processo: 04/11521-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Diogo Meyer
Beneficiário:Rodrigo Fernandes Ramalho
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01583-8 - Seleção natural e variação genética em humanos: estudos em genes HLA e população ameríndias, AP.JP
Assunto(s):Genética populacional   Seleção natural   Evolução molecular

Resumo

O gene CCR5 codifica para um receptor de quimiocina localizado na membrana plasmática das células do sistema imunológico (linfócitos T e macrófagos) e é usado pelo vírus HIV-1 como uma das vias de infecção. Estudos feitos com populações Européias, Africanas, Asiáticas e Indianas revelaram que a região controladora (promotora) deste gene apresenta um excesso de polimorfismos em freqüência intermediária e baixos valores de Fst, evidenciando que esta região do gene está sob um regime de seleção balanceadora. No presente projeto pretendemos seqüenciar 1108 pares de bases da região controladora (promotor) do gene CCR5 em 15 indivíduos de 3 populações indígenas brasileiras (Kayapó, Arara e Zoé) pertencentes a três grupos lingüísticos distintos (Gê, Karib e Tupi respectivamente). A variação haplotípica encontrada será usada para testar se a seleção balanceadora é capaz de preservar a diversidade alélica em populações bem delimitadas que experimentaram altas taxas de deriva genética e situar a diversidade haplotípica de ameríndios no contexto de outras populações. No âmbito funcional, a caracterização de polimorfismos na região controladora do gene CCR5 é de grande importância para um melhor entendimento dos possíveis efeitos seletivos na expressão deste gene. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMALHO, RODRIGO F.; SANTOS, EDUARDO J. M.; GUERREIRO, JOAO F.; MEYER, DIOGO. Balanced polymorphism in bottlenecked populations: The case of the CCR5 5 ` cis-regulatory region in Amazonian Amerindians. HUMAN IMMUNOLOGY, v. 71, n. 9, p. 922-928, SEP 2010. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMALHO, Rodrigo Fernandes. Análise do polimorfismo da região cis-reguladora do gene CCR5 em populações ameríndias. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.