Busca avançada
Ano de início
Entree

A policia em sao paulo (1871-1889): instituicao, pratica cotidiana e cultura.

Processo: 04/14129-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Maria Helena Pereira Toledo Machado
Beneficiário:Andre Rosemberg
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polícia   Cotidiano   Controle social formal   São Paulo   Império

Resumo

O presente projeto pretende averiguar, por meio dos dados obtidos na documentação policial pertencente ao Arquivo do Estado de São Paulo e demais arquivas pertinentes, 1) a formação do comportamento policial a partir de sua participação no cotidiano das cidades paulista e de sua interação com o público, bem como o desenvolvimento de uma subcultura própria da atividade policial (militar e civil), em São Paulo, entre 1871 e o advento da Republica, em 1889; 2) subsidiariamente será averiguado como operam as diversas modalidades de contrate social, sustentadas nas múltiplas moralidades que se desenhavam nas cidades em crescimento, além de estabelecer o papel desempenhado pela polícia na imposição de tal controle. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSEMBERG, Andre. Polícia, policiamento e o policial na província de São Paulo, no final do Império: a instituição, prática cotidiana e cultura.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.