Bolsa 04/10916-3 - Fator sigma, RNA polimerases - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional dos fatores sigma de RNA polimerase do fitopatógeno Xanthomonas axonopodis pv. citri

Processo: 04/10916-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Shaker Chuck Farah
Beneficiário:Maria Claudia Pereda Rosa
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/11573-1 - Identification and structure-function analysis of protein-protein interactions in the plant pathogen Xanthomonas axonopodis pv citri, AP.TEM
Assunto(s):Fator sigma   RNA polimerases   Xanthomonas axonopodis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecfs | Fatores Sigma | Patogenicidade | Rna Polimerase

Resumo

Neste projeto de doutorado, o objetivo principal é estudar as vias sinalizadoras que atingem os vários fatores sigma da RNA polimerase de Xanthomonas axonopodis pv citri (Xac). Uma parte deste projeto consiste de uma análise de interações proteína-proteína envolvendo estes fatores sigma através da técnica do duplo-híbrido em leveduras. Um outro foco deste projeto é a via de sinalização responsável pela ativação do conjunto de genes hrp ("hypersensitive response and pathogenicity") de Xac. Muitas bactérias patogênicas apresentam alguns sistemas de secreção de macromoléculas que são utilizados como mecanismos de ataque às células hospedeiras. Entre eles, o sistema de secreção do tipo III (TTSS, "type three secretion system") é o mais complexo e é o responsável pela secreção de vários fatores patogênicos necessários para o desenvolvimento do cancro cítrico em laranjas. Os componentes deste sistema são codificados pelos genes hrp. O mecanismo como estes genes são ativados através de sinais extracelulares foram bem estudados em Ralstonia solanacearum que consiste de uma via de transdução de sinal envolvendo várias proteínas (PrhA, R, I, J, HrpG e HrpB), um dos quais (Prhl) é um fator sigma do tipo ECF (fator sigma de função extracitoplasmática). Através da análise do genoma de Xanthomonas axonopodis pv citri identificamos os potenciais homólogos à estas proteínas. Neste projeto pretendemos investigar esta via de transdução de sinal em Xac através da identificação dos seus componentes e do seu controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, LIDIA DOS PASSOS; PEREIRA, JULIANA BIAR; FASABI FLORES, ANTHONY JHOAO; RODRIGUES LORENZETTI, ALAN PERICLES; BOECHAT, ANA LAURA; PEREDA, MARIA CLAUDIA; GUALTIERI, SOPHIA; DO PRADO, DANIELE FERREIRA; ROCHA, DIEGO; CESETI, LUCAS DE MORAES; et al. An Extracytoplasmic Function Sigma Factor Required for Full Virulence in Xanthomonas citri pv. citri. Journal of Bacteriology, v. 204, n. 5, p. 19-pg., . (18/01852-4, 17/03052-2, 04/10916-3, 19/03406-4, 17/02318-9)