Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacinação genética contra a infecção experimental causada pelo Trypanosoma cruzi usando combinações de DNA plasmidial, proteína e vírus recombinantes expressando a proteína 2 da superfície de amastigotas (ASP-2)

Processo: 04/11016-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maurício Martins Rodrigues
Beneficiário:Bruna Cunha Gondim de Alencar
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Neste projeto pretende-se explorar diferentes possibilidades de incrementar a resposta imune protetora usando diferentes estratégias que envolvam DNA plasmidial, proteínas e vírus recombinantes expressando a proteína ASP-2. Para melhorar a imunogenicidade do DNA plasmidial pretendemos tentar as seguintes estratégias: gerar plasmídeo contendo gene da ASP-2 de T. cruzi em fusão com o gene da proteína LAMP-1 (já disponível); co-imunização com DNA plasmidial contendo o gene da ASP-2 e com um plasmídeo contendo o gene da proteína Bcl-x (já disponível). Por outro lado, tentaremos melhorar a imunogenicidade da proteína recombinante da ASP-2 usando adjuvante CpG ODN 1826 e pela geração de proteínas recombinantes com peptídeos denominados PTD (protein transduction domains) que permitem que estas entrem em diferentes tipos celulares. Por último, tentaremos obter um adenovírus recombinante com o gene da ASP-2 em fusão com o gene da proteína LAMP-1. A geração destes reagentes nos permitirá testar diferentes combinações para a geração de vacinas recombinantes mais efetivas. Estes imunógenos serão inicialmente testados e camundongos da linhagem altamente suscetível A/Sn. Nestes, determinaremos a resposta imune mediada por anticorpos, linfócitos T CD4 e CD8, assim como a resposta imune protetora após a infecção pelo T. cruzi. (AU)